domingo, 18 de setembro de 2011

O POVO DE OURILÃNDIA, TUCUMÃ E OS BRASILEIROS PRECISAM SABER .materia publicada no JORNAL O NÍQUEL . EM JANEIRO DE 2011.

      OURILÃNDIA  DO NORTE -PARÁ-BRASIL . A MAIOR JAZIDA DO AÇO NIQUÉL DO MUNDO.         
A diferença que faz quando a Vale e as empresas por ela contratadas resolvem comprar em Ourilândia, ou Tucumã.
Obs:Matéria publicada no jornal O NIQUÉL.Edição n: 82. 2: quinzena de janeiro de  2011.
        Vamos analisar apenas o caso recente da compra de milhares de manilhas que vieram de Belém.  Se a Vale resolve comprar aqui, teria gerado empregos mesmo sendo temporário, nas fábricas de manilhas. Distribuindo renda que automaticamente iria para o comércio nas compras de supermercado, confecções, eletrodomésticos, enfim, o dinheiro pago para a mão de obra, iria circular no comércio local. Sem contar a compra de centenas de m² de areia, milhares de sacos de cimento, toneladas de  ferro e transporte das mesmas. Foram mais de cem toneladas de manilhas.
       Comprando em Belém vieram mais de (duzentas) carretas. Pagaram 4.000.00 (quatro mil reais) para cada carreta. sendo  um total de 800.000,00 (oitosentos mil reais) só de frete.  Com certeza  as manilhas compradas em Ourilãndia, ficariam mais baratas. Seria apenas uma questão de acertar documentos das fabricas de manilhas, conforme exigência da VALE. 
        Pergunto, O que ficou para Ourilândia? A Vale comprando em Belém? Apenas ver carretas passando na porta da prefeitura indo para a Vale Assim como vamos ver as milhares de toneladas de aço níquel indo embora.
Para Ourilândia vai ficar as migalhas, ou seja, quase nada.
       
Se Você Já Achou Um Absurdo A Vale ,ou as suas contratadas Comprar Manilhas Em Belém.  PRESTE ATENÇÃO AGORA . Os BLoquetes  Para As Ruas do SITE (projeto) e Estacas de concreto Para Cercar O Projeto Onça Puma da Vale. Estão Vindo de Belo Horizonte, Minas Gerais. São Mais de Dois Mil Quilômetros De Ourilândia. Só o Frete Fica Em Mais de 6.000,00 (Seis Mil Reais) Cada Carreta.
         É Um Verdadeiro Absurdo. Com a Montagem do projeto. A Vale e Suas Empreiteiras Trouxe Milhares de Trabalhadores Para Ourilândia. E Hoje Não Existe Emprego Para 30% dos Que Vieram, estão Jogados A Maioria Nas Periferias Desempregados Passando Fome. A Cidade “Inchou”, Cresceu e os Problemas  Aumentarão Assustadoramente . A VALE Tem Uma Divida Social Muito Grande Com OURILÃNDIA.
         Não da para acreditar que a Vale até hoje, através das suas empresas contratadas, como as que vieram fazer as 250 casas da Vale, continuam dando prejuízos aos comerciantes, e nas locações de máquinas e caminhões, com cheques sem fundo e atraso de mais de 06 meses nos pagamentos.
          Na festa de confraternização dos funcionários da Vale no final de 2010, no Clube dos 50. A Vale contratou uma empresa de Belém, que contratou brinquedos infláveis de Marabá, que por sinal, totalmente sem condições mínimas de segurança, sujos, rasgados, com mal cheiro, cama elástica enferrujadas, com rede de proteção toda remendada para crianças brincarem. Até o carrinho de pipoca veio de Marabá. A própria direção do Clube dos 50, poderia ter organizado toda a festa. Contratando e comprando tudo em Ourilândia, é só a Vale pedir como quer a festa.
         Não podemos ficar de “braços cruzados” vendo as nossas oportunidades de melhorar e desenvolver passando na nossa frente. Sem tomarmos uma atitude.
         Estamos Marcando Um Protesto: Dos desempregados, Que Entre Ourilândia e Tucumã, Estima-se Em Torno de Cinco Mil. Dos Caminhoneiros, Fabricas de Manilhas, BLoquetes  e Estacas de Concreto, Materiais de Construção. Comerciantes em Geral e Prestadores de Serviços, Que Tem Cheques Sem Fundo e Contas A Receber Das Empreiteiras da VALE .
        Temos certeza que a direção geral da Vale, não tem conhecimento da maioria  destas histórias. Se tivessem, já teriam feito alguma coisa.Precisamos encontrar um jeito para que fiquem sabendo e tomem uma providência.
         Garantindo trabalho e dando prioridade nas compras, nos comércios de OURILÃNDIA E TUCUMÃ. Precisamos do apoio do Prefeito com todos seus secretários, câmara de vereadores, das associações, sindicatos, comerciantes, da imprensa, jornal O Níquel, Rádio Líder FM e principalmente de todos os cidadãos e cidadãs Ourilândense. 

 Obs: A VALE , A MAIOR MINERADORA DO MUNDO, QUE TEM O DOMINIO DO SUB-
SOLO MAIS RICO DO PLANETA  E QUE TEVE UM LUCRO DE 30 (TRINTA) BILHÕES O ANO PASSADO. E AINDA A PREVISÃO DE INVESTIMENTO DE 24; BILHÕES PARA 2011
   
 Só tomou uma atitude depois que os trabalhadores e prestadores de serviços, na contrução das 250 casas, resolveram fazer um protesto ameaçando de derubar as casas e queima-las.
Conforme matería publicada no JORNAL O NIQUÉL, Edição de n:85. primeira quinzena de MARÇO DE 2011. 
Vamos manifestar a nossa insatisfação, diante dos nossos direitos.
                              João E. Leite. Jesus te ama!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário