sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A V a l e DESEQUELIBROU 0 MUNDO. PUBLICADA NO JORNAL O NIQUEL

      A VALE DESEQUILIBROU O MUNDO.                             
                  JOÃO E. LEITE.

   TRIBUNA DA CAMARA DE VEREADORES DE
  OURILÃNDIA DO NORTE .
 ESTADO DO PARÁ

 O MAIOR PROJETO DE MINERAÇAO  
DE AÇO NÍQUEL DO MUNDO.
 DA Vale
                            
        A história do mineiro de 84 anos, motorista de carreta que descobriu ; porque o mundo anda desequilibrado. Sempre ouvia falar lá em minas, que em São Luiz do maranhão chega um comboio de 250 vagões carregados com 80 toneladas de ferro  cada vagão, O velho motorista, nunca quis acreditar .chegando em São Luiz procurou logo saber se era verdade; foi ao porto de itaqui conferir.
       Sem acreditar começou a contar os vagões, mas desistiu porque eram  muitos , ai perguntou, quantas toneladas era cada comboio ? já achou um absurdo, quantas toneladas por mês ?e por ano,chegando a bilhões . ai perguntou e para onde vai todo esse minério? Quando disseram que a maior parte vai para o JAPÃO E A CHINA e que era carregado no maior NAVIO DO MUNDO do JAPÃO. AI SE ESPANTOU E DISSE:
          “UAI SÓ, ENTÃO TEM RAZÃO DO MUNDO ESTÁ DESEQUILIBRADO; O POVO DIZ QUE O MUNDO É REDONDO E QUE RODA, EU NÃO SEI, E DIZ QUE O JAPÃO ESTÁ DO OUTRO LADO DO MUNDO, QUANDO AQUI É MEIO DIA, LÁ É MEIA  NOITE.
Pega um tanto de ferro desses e leva para o outro do mundo.Tem razão do mundo está todo atrapalhado, desequilibrado UAI Sô” !!!           
       Se é verdade que o mundo está desequilibrado por conta de tanto ferro, aço, alumínio, cobre,chumbo e tantos outros minérios que A VALE LEVOU PARA OUTRO LADO DO MUNDO, só DEUS SABE. Agora o que é verdade é que a VALE leva milhões e Bilhões  de toneladas das nossas RIQUEZAS, EXPORTADAS TODOS OS ANOS, e deixa muito pouco em troca. E gera mais EMPREGOS,E DISTRIBUI RENDA EM OUTROS PAÍSES DO QUE NO BRASIL.
             O saudoso LEONEL BRIZOLA dizia que o BRASIL continuava sendo um país COLONIAL,  que era colônia de PORTUGAL  passou a ser colônia dos  ESTADOS UNIDOS, JAPÃO, INGLATERA, ALEMANHA e outros países. É A mais PURA VERDADE. Já no descobrimento do BRASIL, quando o rei de Portugal D. Manoel interessado em explorar as nossas riquezas, mandou expedições comandadas por Américo Vespúcio e Gaspar Lemos, que juntos percorreram quaze todo o litoral do BRASIL pesquisando  tudo que poderiam levar para Portugal.               

CACIQUE  KAIPÓ MONDJÔ,
 JOÃO E. LEITE,
MEIKANGÔ.
        A principio começaram levando o PAU BRASIL, pois do seu miolo era extraído um corante vermelho para tingir tecidos, mais a madeira de primeiríssima qualidade.           Toda a madeira levada mais a mão de obra escravizando NEGROS E INDIOS, era trocada por:  espelhos, pente, colares, facas, utensilios , ou seja por: “porcarias e bujingangas”. Ai vieram os Espanhóis, Holandeses, Franceses, Os corsários PIRATAS.      A ganância dos  Europeus  era tanta que, 30 anos depois de iniciar a exploração acabava nossa primeira riqueza, em benefício dos comerciantes e do rei de Portugal. Para os INDIOS só restaram a perda de suas terras, trabalhos forsados , doenças e mortes.   Eles não entendiam porque os europeus vinham de tão longe e não tiveram respeito em relação as matas do BRASIL.
 A exploração do OURO no século 17 trouxe muitas  riquezas, mas não gerou desenvolvimento para o BRASIL, a maior parte do OURO  foi para a INGLATERA.    
       DEPOIS DE MAIS DE 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL,continuamos  ver as nossas RIQUEZAS indo embora, como foi as toneladas de OURO, de vários garimpos da região, e os milhares de metros cúbicos de MOGNO e outra madeiras nobre exportadas para todo o mundo, até o PARLAMENTO DA INGLATERA E O CASTELO DA RAINHA DE WINDSOR foram todos reformados e remodelados  com o MOGNO do município de São Felix do Xingu ( extraído de área indígena) conforme denúncia do GREEM PIECE (organização internacional que defende a natureza).                             
    Aqui em OURILÃNDIA  não está sendo diferente, ESTAMOS VENDO QUE AS NOSSAS RIQUEZAS ESTÃO INDO EMBORA, assim como foram as nossas riquezas. Desde a época do Descobrimento do BRASIL até os dias de hoje o PAÍS é explorado , arrancadas as suas RIQUEZAS naturais são levadas em troca de quase nada.
           O município de São Felix do Xingu, era o maior município do mundo(Do tamanho igual a 5 cinco países da EUROPA) antes de emancipar Tucumã e Ourilãndia . De Ourilãndia  foram emancipados os municípios de BANACH e CUMARÚ DO NORTE . Dos   ( cinco)  municípios  em que se transformou  o GRANDE  XINGU.
         Nas décadas de 70, 80, 90,, foram extraídos milhares de metros cúbicos de uma grande variedade de madeiras exportadas para todo o mundo, nas mesmas décadas ,foram extraídos toneladas de OURO dos grandes garimpos da região.
As riquezas levadas não geraram impostos e renda, um desenvolvimento compatível com toda a riqueza levada. E se não mudarem o sistema de cobrança de impostos  das extrações de minério , continuaremos na mesma situação da época do descobrimento do Brasil.
          A  NOSSA  ESPERANÇA  É QUE COM A CRIAÇÃO DO ESTADO DO  CARAJÁS,  ESTÁ HISTORIA  POSSA SER  MUDADA , fazendo e inplantando  LEIS  QUE VENHAM  ATENDER  OS  INTERRESES  DO  NOVO  ESTADO.    
     E  trabalhar um projeto, para construção de uma grande fabrica de produtos da matéria  prima  o AÇO NIQUEL.   Convidando empresários   JAPONESES  E CHINESES, MONTAREM UMA  GRANDE FABRICA EM OURILÃNDIA.  E trazer um pouco dos BRASILEIROS que moram  no JAPÃO , São mais de 270.000 mil, mais da metade  estão desesperados para vir embora. E tem muita mão de obra especializadas. Como o meu irmão  ELIAS com sua família , seus filhos e netos, que moram lá à mais de 25 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário