domingo, 11 de setembro de 2011

OURILÃNDIA PRECISA DE UM "VALE" DA VALE: A MAIOR MINERADORA DO MUNDO . QUE TEVE UM LUCRO DE 30 BILHÕES NO ANO DE 2010

                                          Historia de mineiro.
         O causo do mineiro lá do interior, que ia passando em frente á casa do cumpade com a perna quebrada, quando o cumpade  pergunto.
-uai !!! cumpad, quebro a perna,o que foi?    -uai !!! cumpad, foi cidende de vião.
-uai!!!  cumpad  então ocê ta muiti  portant,  andan de vião.
-uai !!! cumpad  eu não tava andan de vião não, eu vou te exprica, sabe lá o camim da minha roça, pois então, lá tem  aquele buracão beran o camim, eu ia pra minha roça,
Quando passo um vião ai fiquei  oiando o vião e cai no buracão e quebrei a perna,então foi cidente de vião, uai.
O que quero dizer com está historia que 99% do povo de  Ourilândia, para ter um “cidente de vião” só se tiver olhando para um avião e cair num buraco.
No dia 06 de julho de 2009, foi inaugurado a iluminação do aeroporto de Ourilândia.
O Sr. Paulo Cesar gerente de informações institucionais da  vale, a MAIOR MINERADORA DO MUNDO  informou a um jornal local no dia da inauguração que a vale teria feito um investimento na ordem de (5milhões de reais)exatamente este absurdo, apenas para iluminar a pista do aeroporto.E  comentou que  a vale quer o “Progresso da região e o  respeito da vida” e disse ainda que a iluminação serve para o deslocamento de pessoas doentes ou acidentadas a noite.O SR. Paulo Cesar da Vale, quando diz que a vale quer o “Progresso da região e o  respeito da vida”.Ate poderíamos acreditar se com os (cinco milhoes)  a vale tivesse aumentado e reforçado a pista, dando condições de pousar aviões grandes para diminuir o preço das passagens, porque passageiros tem muitos” mas não para pagar os absurdos  812,00 (oitocentos e doze reais) apenas de Ourilândia a Marabá.
Porque de avião grande para atravessar o  pais de norte a sul, de Belém  a Porto Alegre de ida e volta fica em 850,00 (oitocentos e cinqüenta reais)
Ai você pergunta: por que a passagem de Ourilândia a  Marabá e tão cara?
A resposta é porque o avião é pequeno.  Porque não pousa avião grande?  Porque a pista é pequena e não tem  passageiros ,suficientes.
Eu acho que não tem  passageiros porque a passagem é muito  cara. Se tivesse  dois vôos   por semana de um avião grande. As passagens p/Marabá seria menos de 100,00(cem reais ) e não 812,00 (oitocentos e doze reais).Neste mesmo jornal do dia da inauguração, o Sr. Paulo Cesar informou que a vale iria doar para  prefeitura (um milhão e quinhentos mil reais) para construção de uma escola e (4 milhões e quinhentos mil reais),para construção do hospital municipal.
Fica aqui algumas perguntas
Se a vale investiu (5 milhões) apenas para iluminação da pista do aeroporto, com a justificativa de poder tirar a noite de avião pessoas em caso de doenças  ou acidentados porque está  investindo apenas (quatro milhoes e quinhentos mil reais) na construção de um hospital? Que poderia  atender a toda população, ou seja  99% porque apenas 1% pode fretar um avião para sair daqui de dia ou  noite, ou então os altos funcionarios da vale.
Se para iluminar o aeroporto investiu (5milhoes).na saúde deveria investir (45 milhões) e não (4milhoes e meio).Porque não e só construir um hospital e encher de camas, e deixar os pacientes  sem um atendimento decente. É preciso equipá-lo com aparelhos modernos para ajudar os médicos no diagnostico de doenças,com mais acerto e precisão e com médicos especialistas.
Se para iluminar o aeroporto investiu(5milhoes). Na educação deveria  investir(15 milhões) e não os insignificantes (um milhão e meio).
 Insignificante sim: Comparando com a riqueza que vai levar do nosso município para outros países do mundo. O AÇO NIQUÉL  É UM AÇO NOBRE E CARO, ESTÁ EM ALTA COTAÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL,  EXPORTADO PARA MAIS DE VINTE PAISÉS DO MUNDO, USADO EM MAIS DE TREZENTOS MIL PRODUTOS, NAS INDUSTRIAS, AUTOMOBILISTICA, AVIAÇÃO, NAVAL, NA FABRICAÇÃO DE ARMAS, APARELHOS ELETRONICOS, MOEDAS , ATÉ PEÇAS PARA NAVES ESPACIAIS, E MUITAS OUTRAS APLICAÇÕES.
Insignificante sim: Comparando com o valor do investimento para montagem do projeto. Conforme matéria publicada no jornal DIARIO DO PARÁ  Belém, DE 5 DE ABRIL DE 2010 afirmava que a vale teria batido o recorde de lucros líquido fechando o ano com DE 2010 NO VALOR DE 30 (TRINTA) BILHÕES DE REAIS. E COM 24 (VINTE E QUATRO)
BILHÕES NO ORÇAMENTO PARA INVESTIR ESTE ANO.
Insignificantes sim: Comparando com o impacto social que causara em Ourilândia, inchando a cidade de repente de um ano para o outro, obrigando a prefeitura a fazer investimentos com poucos recursos diante da demanda na educação, saúde, abastecimento de água,construindo redes de energia e água com recurso próprio, abrindo novos bairros e ruas  não conseguindo manter as mesmas em boas condições de tráfego, devido ao transito intenso de caminhões pesados, que até  o asfalto novo já está esburacando,as carretas que levam brita e areias para a vale estão em media com mais de (cem toneladas peso bruto)
Insignificante sim:  Comparando com destruição de matas, nascentes de rios,plantios de cacau,produzindo, a diminuição da produção de gado que era grande, e produção de leite em torno de (30 mil litros de leite por dia) e a poluição que ainda vai acontecer,só nas  terras que a vale já comprou. Aos cidadãos e cidadãs de Ourilândia, a câmara de vereadores e prefeito, precisamos exigir da vale,  mais investimentos na saúde, educação,distribuição de água e energia, na segurança publica é “urgente”.
      Todas as mazelas provocadas pela vale ela tem que assumir as responsabilidades, o Sr. Paulo Cesar da vale disse:”a vale quer o progresso da região e o respeito a vida”
o povo de Ourilândia quer acreditar que é verdade.
        ourilãndia precisa de um vale da vale; um adiantamento, para ser descontados quando começar a produzir o Aço Níquel.
       Tenho assistido a varias seções da câmara de vereadores de ourilândia e tenho visto os vereadores e a vereadora,  sempre afirmando que a vale não cumpre as suas promessas a anos. A  mais de três anos venho usando a tribuna da câmara, dando sugestões e acho que o único jeito da vale  cumprir as suas promessas e tomando uma atitude mais drástica.
De conversa e promessas já chega,Basta.
         É só mobilizar a câmara de vereadores junto com a população, e amanhecer o dia no portão de entrada do projeto, paralisando todos os serviços.  A população e a câmara vai exigir á vinda do presidente da  vale para ouvir as reivindicações e cumprir as promessas não cumpridas.
O aço níquel e um aço nobre e caro. Que vai da fabricação de moedas até as naves espaciais, e temos em grande quantidade para os proximos  40 anos.
Queremos um “vale” da vale.
Matéria lida na tribuna da câmara de vereadores em 23/03/2010. Mais os comentários sobre um protesto no jornal O Níquel.
 OURILÃNDIA DO NORTE.
    UMA CIDADE PARA TODOS.                   JOÃO E.  LEITE .  JESUS TE AMA !!!
  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário