segunda-feira, 26 de setembro de 2011

HISTORIAS DA EMANCIPAÇÃO POLITICA DE OURILÃNDIA DO NORTE



 comitiva PRO-EMANCIPAÇÃO POLITICA,
Que lutaram pela emancipação,
em um jantar em BELEM; com o então Deputado Estadual        
Sr: PAULO DUTRA( paulinho)
 foto JOÃO E. LEITE
 
JOÃO E. LEITE, GEOVANI MARTINS em audiencia com o então 
 governador saudoso Dr: HELIO GUEIROS.  Pedindo a :
EMANCIPAÇÃO POLITICA,  REDE DE ENERGIA  ELETRICA, CORREIO,
POSTO TELEFONICO, HOSPITAL DO ESTADO E
EQUIPE DE MAQUINAS.                                      



 
Sr: JOÃOZINHO DA MARISOL, HOJE  (DA GLOBO )
Sr: JOÂO GUERRA, 
Sr:JOSÉ MARIA DO REAL VERDURAS. 
O TRIO PARADA DURA, OS CANTORES OFICIAIS
DA LUTA PELA EMANCIPAÇÃO. FOTO JOÃO E. LEITE

Sr:JOÁO GUERRA .Sr: JOÃOZINHO DA GLOBO,
 Sr:  MANOEL ROMÃO,Sr: JOSÉ MARIA DO REAL VERDURAS.
SAUDOSO JOSÉ CANDIDO.
DEPUTADO ESTADUAL Sr:  PAULO DUTRA
FOTO: JOÃO E. LEITE


lideranças politicas,presidentesdepartidos e associações fomos mais de quarenta.SAUDOSO JOSÉ CANDIDO,Professor RONALDO ,SUB-PREFEITO PAULISTA,VEREADOR JOÃO PAULO, DEPUTADO PAULO DUTRA, JOSÉ MARIA DO REAL VERDURAS,Sr: GUELA PRESIDENTE DO CONSELHO DE DESESVOUVIMENTO COMUNITARIO.BAIANINHO,  MANOEL ROMÃO, JOÃO COSTA QUERA,,VILMAR CORAGEM, FINADO ANTONIO DENTISTA (foto JOÃO E. LEITE)  proximo ao palacio do GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ. BELÉM. 

                                                                       
                                                
MATERIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO PARÁ, EM 4 DE MARÇO DE 1988.
CRIAÇÃO DE MUNICIPIOS VENCE OUTRA TRAJETORIA.   
VIAGEM EM  ONIBÚS FRETADO DA TRANSBRASILIANA, FORAM ARRECADADAS  DIVERSAS  DOAÇÕES DE COMERCIANTES, MEDICOS ,FAZENDEIROS, GARIMPEIROS. 
LEMBRAMOS : DO SAUDOSO FAZENDEIRO SR: MARIO CANDIDO QUE DOOU DUAS VACAS, PARA AS DESPESAS DA VIAGEM.



COMITIVA  PRO- EMANCIPAÇÃO DE OURILÃNDIA DO NORTE .
NA VIAGEM PARA BÉLEM.-FOTO JOÃO E. LEITE


JOÃO E. LEITE. (QUANDO TINHA BARBA PRETA.) 
EM UM JANTAR COM O saudoso SR: MARIO CANDIDO.

Recorte do JORNAL DE PROPRIEDADE DO Saudoso Sr: JOSÉ CANDIDO.

RELAÇÃO DE CANDIDATOS A PREFEITO QUE PARTICIPARAM DA VIAGEM EM BELEM:  
SAUDOSO JOSÉ CANDIDO .PMDB--
Sr: ISAIAS CUNHA-BOCA RICA.PC.do B.--  
JOÃO E. LEITE. PT.--
GEOVANI MARTINS-PDT--PAULISTA--PDS.
FOTO: JOÃO E. LEITE.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

(ABRIL DE 2011)O POVO QUER SABER QUEM É FICHA SUJA, MENOS O "ANALFABETO POLITICO" ( 2011 )

Analisando a nossa historia política :


          Podemos chegar a seguinte conclusão: A prefeitura de Ourilândia e a câmarade vereadores, tem servido, nos últimos anos; para enriquecer um grupo   político, que faz o que bem quer com o dinheiro público. Dependendo da situação, mudam de posição ou de partido, para continuar enganando o povo.
UM POLITICO CONSEGUE ENGANAR ALGUNS POR ALGUM TEMPO, MAS NÃO CONSEGUE ENGANAR A TODOS POR TODO O TEMPO.
Isso vem acontecendo por causa da nossa omissão. E preciso promover a conscientização política e incentivar o surgimento de novas lideranças.  Quanto mais gente houver sem interesse pela política mais facilidade os corruptos terão para enriquecer a custa do dinheiro publico.
ANALFABETO POLÍTICO O pior analfabeto è o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, da farinha, do óleo, do salário, do remédio, da energia, da saúde, da segurança publica depende das decisões políticas.
O analfabeto político è tão burro, que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe que de sua ignorância política, nascem, a prostituta, o menor abandonado, o assaltante, os drogados, e o pior de todos os bandidos, que è o político vigarista pilantra corrupto, desonesto, e o explorador do dinheiro publico “do povo” e das empresas. E que usa e abusa da sua autoridade em beneficio próprio.
(poema de Bertohs Brecht. Publicado no manual da campanha da fraternidade de 1986)
Não se Interessar pela política, é não se interessar pela felicidade pessoal e pelo bem – estar da sociedade.
Dentro deste espírito de renovação na política, nos sentimos infelizmente no dever e obrigação de não deixar mais uma vez passar batido as denuncias. No jornal O Liberal de 25 de março de 2011, e encaminhadas a policia federal e ao ministério público estadual, pelo presidente da Câmara de vereadores José Barreira e o vereador JP Joel Pereira, que denunciaram a venda de lotes superfaturados a prefeitura, e inclusive a venda de duas quadras públicas (sendo de propriedade do município).
Por estarmos dentro do mesmo barco, através de erros e acertos, por confiarmos no criador o caminho a ser percorrido é bem mais longo e complexo, que iniciemos por este, assim, aos poucos, atingiremos a causa de nossos problemas sociais: a falta de educação da política de vida comunitária por ser ela a origem de todos os nossos problemas sociais. Vamos exercer o nosso direito de cidadão, cobrando transparência no gasto do dinheiro público.
As palavras do grande Humanista, cidadão negro norte –americano Martin Luther King, ressoa aos nossos ouvidos.
“o que preocupa, não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem caráter, nem dos sem – ética, o que mais me preocupa é o silêncio dos bons”.
A sociedade Ourilândense, precisa reagir, chega, basta. Precisamos de sair das palavras a ação”.
No dia 1⁰ de Abril de 2011, usando a tribuna da Câmara, fizemos o pedido de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para que seja apurado tais denuncias; com um abaixo assinado com 22 assinaturas. Vamos fiscalizar os investimentos e os gastos de cada “REAL DO POVO”.
Já no dia seguinte 02 de Abril, no programa dos vereadores, na rádio Líder FM foi afirmado pelo presidente da Câmara, que a CPI seria instalada imediatamente para apurar as responsabilidades.
Logo em seguida, a vereadora Sra. Zulene e seu esposo, no programa do Sr. Maury, fizeram denuncias e acusações, gravíssimas a outros vereadores, que precisam ser apuradas, dentro do rigor da Lei.
_Apropriação indébita e venda de áreas públicas, “Nobres”, que jamais poderiam ser vendidas ou doadas.
_Uso indevido de Camionetes, da Câmara, para serviços e viagens particulares. Com todas as despesas pagas com “REAL DO POVO”.
_Excesso de Diárias, pagas a vereadores. Para Belém e Brasília.
_Prestação de contas, da Câmara, COM MUITAS DENÚNCIAS DE FUNCIONARIOS FANTASMAS.
   PIOR QUE O PODER NAS MÃOS DOS MAUS ,É A INDIFERENÇA DOS BONS.
Vamos fazer uma manifestação na Câmara de vereadores.
De repudio a todos que estão surrupiando o dinheiro público. Queremos apuração com transparência das denuncias. Queremos saber quem é ficha limpa para as próximas eleições.
É hora de mobilizar o povo: professores, os estudantes, os caras pintadas, comerciantes, associações, sindicatos, igrejas e o poder judiciário. Promotoria Pública, Cobrando apuração de todas as denúncias. Precisamos construir uma Ourilândia do futuro, uma cidade que queremos para nossos filhos e netos.                                                    JOÃO E.  LEITE .  JESUS TE AMA

domingo, 18 de setembro de 2011

O POVO DE OURILÃNDIA, TUCUMÃ E OS BRASILEIROS PRECISAM SABER .materia publicada no JORNAL O NÍQUEL . EM JANEIRO DE 2011.

      OURILÃNDIA  DO NORTE -PARÁ-BRASIL . A MAIOR JAZIDA DO AÇO NIQUÉL DO MUNDO.         
A diferença que faz quando a Vale e as empresas por ela contratadas resolvem comprar em Ourilândia, ou Tucumã.
Obs:Matéria publicada no jornal O NIQUÉL.Edição n: 82. 2: quinzena de janeiro de  2011.
        Vamos analisar apenas o caso recente da compra de milhares de manilhas que vieram de Belém.  Se a Vale resolve comprar aqui, teria gerado empregos mesmo sendo temporário, nas fábricas de manilhas. Distribuindo renda que automaticamente iria para o comércio nas compras de supermercado, confecções, eletrodomésticos, enfim, o dinheiro pago para a mão de obra, iria circular no comércio local. Sem contar a compra de centenas de m² de areia, milhares de sacos de cimento, toneladas de  ferro e transporte das mesmas. Foram mais de cem toneladas de manilhas.
       Comprando em Belém vieram mais de (duzentas) carretas. Pagaram 4.000.00 (quatro mil reais) para cada carreta. sendo  um total de 800.000,00 (oitosentos mil reais) só de frete.  Com certeza  as manilhas compradas em Ourilãndia, ficariam mais baratas. Seria apenas uma questão de acertar documentos das fabricas de manilhas, conforme exigência da VALE. 
        Pergunto, O que ficou para Ourilândia? A Vale comprando em Belém? Apenas ver carretas passando na porta da prefeitura indo para a Vale Assim como vamos ver as milhares de toneladas de aço níquel indo embora.
Para Ourilândia vai ficar as migalhas, ou seja, quase nada.
       
Se Você Já Achou Um Absurdo A Vale ,ou as suas contratadas Comprar Manilhas Em Belém.  PRESTE ATENÇÃO AGORA . Os BLoquetes  Para As Ruas do SITE (projeto) e Estacas de concreto Para Cercar O Projeto Onça Puma da Vale. Estão Vindo de Belo Horizonte, Minas Gerais. São Mais de Dois Mil Quilômetros De Ourilândia. Só o Frete Fica Em Mais de 6.000,00 (Seis Mil Reais) Cada Carreta.
         É Um Verdadeiro Absurdo. Com a Montagem do projeto. A Vale e Suas Empreiteiras Trouxe Milhares de Trabalhadores Para Ourilândia. E Hoje Não Existe Emprego Para 30% dos Que Vieram, estão Jogados A Maioria Nas Periferias Desempregados Passando Fome. A Cidade “Inchou”, Cresceu e os Problemas  Aumentarão Assustadoramente . A VALE Tem Uma Divida Social Muito Grande Com OURILÃNDIA.
         Não da para acreditar que a Vale até hoje, através das suas empresas contratadas, como as que vieram fazer as 250 casas da Vale, continuam dando prejuízos aos comerciantes, e nas locações de máquinas e caminhões, com cheques sem fundo e atraso de mais de 06 meses nos pagamentos.
          Na festa de confraternização dos funcionários da Vale no final de 2010, no Clube dos 50. A Vale contratou uma empresa de Belém, que contratou brinquedos infláveis de Marabá, que por sinal, totalmente sem condições mínimas de segurança, sujos, rasgados, com mal cheiro, cama elástica enferrujadas, com rede de proteção toda remendada para crianças brincarem. Até o carrinho de pipoca veio de Marabá. A própria direção do Clube dos 50, poderia ter organizado toda a festa. Contratando e comprando tudo em Ourilândia, é só a Vale pedir como quer a festa.
         Não podemos ficar de “braços cruzados” vendo as nossas oportunidades de melhorar e desenvolver passando na nossa frente. Sem tomarmos uma atitude.
         Estamos Marcando Um Protesto: Dos desempregados, Que Entre Ourilândia e Tucumã, Estima-se Em Torno de Cinco Mil. Dos Caminhoneiros, Fabricas de Manilhas, BLoquetes  e Estacas de Concreto, Materiais de Construção. Comerciantes em Geral e Prestadores de Serviços, Que Tem Cheques Sem Fundo e Contas A Receber Das Empreiteiras da VALE .
        Temos certeza que a direção geral da Vale, não tem conhecimento da maioria  destas histórias. Se tivessem, já teriam feito alguma coisa.Precisamos encontrar um jeito para que fiquem sabendo e tomem uma providência.
         Garantindo trabalho e dando prioridade nas compras, nos comércios de OURILÃNDIA E TUCUMÃ. Precisamos do apoio do Prefeito com todos seus secretários, câmara de vereadores, das associações, sindicatos, comerciantes, da imprensa, jornal O Níquel, Rádio Líder FM e principalmente de todos os cidadãos e cidadãs Ourilândense. 

 Obs: A VALE , A MAIOR MINERADORA DO MUNDO, QUE TEM O DOMINIO DO SUB-
SOLO MAIS RICO DO PLANETA  E QUE TEVE UM LUCRO DE 30 (TRINTA) BILHÕES O ANO PASSADO. E AINDA A PREVISÃO DE INVESTIMENTO DE 24; BILHÕES PARA 2011
   
 Só tomou uma atitude depois que os trabalhadores e prestadores de serviços, na contrução das 250 casas, resolveram fazer um protesto ameaçando de derubar as casas e queima-las.
Conforme matería publicada no JORNAL O NIQUÉL, Edição de n:85. primeira quinzena de MARÇO DE 2011. 
Vamos manifestar a nossa insatisfação, diante dos nossos direitos.
                              João E. Leite. Jesus te ama!!!

domingo, 11 de setembro de 2011

A participação continua na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal,

JORNAL PESSOAL  junho de2011      JOÃO E. LEITE   JESUS TE AMA!!!

A participação continua na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas também, fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos públicos .
Assim, o cidadão tem direito não só de escolher, de quatro em quatro anos, seus representantes, mas também de acompanhar de perto, durante todo o mandato, como esse poder delegado está sendo exercido, supervisionando e avaliando a tomada das decisões administrativas.                          
 É de fundamental importância que cada cidadão assuma essa tarefa de participar de gestão pública e de exercer o controle social do gasto do dinheiro público. Por meio da participação na gestão pública, os cidadãos podem intervir na tomada da decisão administrativa, orientando a administração para que adote medidas que realmente atendam ao interesse público e, ao mesmo tempo, podem exercer controle sobre as ações do prefeito e vereadores, exigindo que prestem contas de suas atuações, a aplicação dos recursos públicos.                    
        É comum se ouvir das pessoas que a cada momento vem à tona um escândalo de corrupção. É o tema da pauta de todo dia.,    “A corrupção corrói a dignidade do cidadão, contamina os indivíduos, deteriora o convívio social, arruína os serviços públicos e compromete a vida das gerações atuais e futuras .”Indiscutivelmente os desvios dos recursos públicos são apontados como a causa decisiva da pobreza e responsável, pela falta da qualidade do atendimento na saúde, nas ações sociais, na educação: os baixos salário dos professores, salas com excesso de alunos ,falta de creches, segurança pública, saneamento básico, a construção de redes de
energia com iluminação pública nos bairros e com ruas bloquetadas ou asfaltadas.
     Conforme está assegurado pela Constituição Federal, os cidadãos podem intervir na tomada da decisão administrativa, orientando a administração para que adote medidas que realmente atenda ao interesse público.
        Estamos entregando cópias de um abaixo assinado a favor da construção do Shopping popular e não particular e pedimos ao presidente da Câmara Municipal Sr. José Barreira Borges, a todos os vereadores e a vereadora que, peçam a anulação da Lei de doação da área onde deverá ser construído o Shopping Popular, conforme foi garantido pelo prefeito, quando desocuparam a área para construção da Léo Lar. O próprio prefeito, quando tirou os camelôs da rua, loteou a área da antiga rodoviária,  dividiu em pequenos  lotes, e entregou a cada um, apenas o lote ,a maioria fizeram muitas despesas Para construir e montar os seus   pontos.   O prefeito disse:TODOS iram ficar aqui, até quando eu construir o novo Shopping popular e devolve-los; Que serão donos por direito.’’quando foi vendida a área para a LEO LAR o prefeito  pediu para que todos  desocupassem  a área  para entregar para a  LÉO LAR; que com o dinheiro da venda da área iria construir o SHOPPING POPULAR, e entregar os pontos aos seus legítimos donos.
       No mês de abril mandou um projeto para a CÂMARA DE VEREADORES;  pedindo a  aprovação da doação da área onde seria a construção do SHOPPING POPULAR; para um empresário construir, ficando o mesmo recebendo o aluguel da prefeitura, por cinco anos. Obs:(Os valores dos aluguéis daria para fazer a construção do shopping)  Que após este prazo, aqueles que quiserem continuar;terão que pagar aluguel para o empresário.  
      O shopping popular poderá ser administrado como um condomínio, com todas as despesas como: empregados de limpeza , manutenção, guardas, energia, água etc: pagas pelos donos de cada sala; não gerando  A PARTIR DA ENTREGA  AOS CAMELÓS, NENHUMA  DESPESAS  PARA  A  ADMINISTRAÇÃO  publica.
         Salmos 40:4.Bem-Aventurado o homem  que põe no  SENHOR a sua confiança e que não respeita os soberbos ,nem  os que se desviam  para mentira .
          Matéria lida e comentada na tribuna da Câmara de  vereadores de Ourilândia , nos dias 27 de maio e 3 de   junho, no dia 24 de junho de 2011 repetida e entregue  um abaixo assinado com 238 assinaturas ao Presidente da Câmara de Vereadores  Sr: José Barreira na presença do Prefeito Dr: Veloso.Com apoio  dos Sindicatos dos trabalhadores Rurais,Sintep, associações,Comercial, dos Feirantes,  Agrícola, Partidos  Políticos, proprietários dos pontos; e a população em geral que não concorda com a doação da área do Shopping Popular(Camelódromo).   JOÃO E. LEITE   JESUS TE AMA!!!

OURILÃNDIA PRECISA DE UM "VALE" DA VALE: A MAIOR MINERADORA DO MUNDO . QUE TEVE UM LUCRO DE 30 BILHÕES NO ANO DE 2010

                                          Historia de mineiro.
         O causo do mineiro lá do interior, que ia passando em frente á casa do cumpade com a perna quebrada, quando o cumpade  pergunto.
-uai !!! cumpad, quebro a perna,o que foi?    -uai !!! cumpad, foi cidende de vião.
-uai!!!  cumpad  então ocê ta muiti  portant,  andan de vião.
-uai !!! cumpad  eu não tava andan de vião não, eu vou te exprica, sabe lá o camim da minha roça, pois então, lá tem  aquele buracão beran o camim, eu ia pra minha roça,
Quando passo um vião ai fiquei  oiando o vião e cai no buracão e quebrei a perna,então foi cidente de vião, uai.
O que quero dizer com está historia que 99% do povo de  Ourilândia, para ter um “cidente de vião” só se tiver olhando para um avião e cair num buraco.
No dia 06 de julho de 2009, foi inaugurado a iluminação do aeroporto de Ourilândia.
O Sr. Paulo Cesar gerente de informações institucionais da  vale, a MAIOR MINERADORA DO MUNDO  informou a um jornal local no dia da inauguração que a vale teria feito um investimento na ordem de (5milhões de reais)exatamente este absurdo, apenas para iluminar a pista do aeroporto.E  comentou que  a vale quer o “Progresso da região e o  respeito da vida” e disse ainda que a iluminação serve para o deslocamento de pessoas doentes ou acidentadas a noite.O SR. Paulo Cesar da Vale, quando diz que a vale quer o “Progresso da região e o  respeito da vida”.Ate poderíamos acreditar se com os (cinco milhoes)  a vale tivesse aumentado e reforçado a pista, dando condições de pousar aviões grandes para diminuir o preço das passagens, porque passageiros tem muitos” mas não para pagar os absurdos  812,00 (oitocentos e doze reais) apenas de Ourilândia a Marabá.
Porque de avião grande para atravessar o  pais de norte a sul, de Belém  a Porto Alegre de ida e volta fica em 850,00 (oitocentos e cinqüenta reais)
Ai você pergunta: por que a passagem de Ourilândia a  Marabá e tão cara?
A resposta é porque o avião é pequeno.  Porque não pousa avião grande?  Porque a pista é pequena e não tem  passageiros ,suficientes.
Eu acho que não tem  passageiros porque a passagem é muito  cara. Se tivesse  dois vôos   por semana de um avião grande. As passagens p/Marabá seria menos de 100,00(cem reais ) e não 812,00 (oitocentos e doze reais).Neste mesmo jornal do dia da inauguração, o Sr. Paulo Cesar informou que a vale iria doar para  prefeitura (um milhão e quinhentos mil reais) para construção de uma escola e (4 milhões e quinhentos mil reais),para construção do hospital municipal.
Fica aqui algumas perguntas
Se a vale investiu (5 milhões) apenas para iluminação da pista do aeroporto, com a justificativa de poder tirar a noite de avião pessoas em caso de doenças  ou acidentados porque está  investindo apenas (quatro milhoes e quinhentos mil reais) na construção de um hospital? Que poderia  atender a toda população, ou seja  99% porque apenas 1% pode fretar um avião para sair daqui de dia ou  noite, ou então os altos funcionarios da vale.
Se para iluminar o aeroporto investiu (5milhoes).na saúde deveria investir (45 milhões) e não (4milhoes e meio).Porque não e só construir um hospital e encher de camas, e deixar os pacientes  sem um atendimento decente. É preciso equipá-lo com aparelhos modernos para ajudar os médicos no diagnostico de doenças,com mais acerto e precisão e com médicos especialistas.
Se para iluminar o aeroporto investiu(5milhoes). Na educação deveria  investir(15 milhões) e não os insignificantes (um milhão e meio).
 Insignificante sim: Comparando com a riqueza que vai levar do nosso município para outros países do mundo. O AÇO NIQUÉL  É UM AÇO NOBRE E CARO, ESTÁ EM ALTA COTAÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL,  EXPORTADO PARA MAIS DE VINTE PAISÉS DO MUNDO, USADO EM MAIS DE TREZENTOS MIL PRODUTOS, NAS INDUSTRIAS, AUTOMOBILISTICA, AVIAÇÃO, NAVAL, NA FABRICAÇÃO DE ARMAS, APARELHOS ELETRONICOS, MOEDAS , ATÉ PEÇAS PARA NAVES ESPACIAIS, E MUITAS OUTRAS APLICAÇÕES.
Insignificante sim: Comparando com o valor do investimento para montagem do projeto. Conforme matéria publicada no jornal DIARIO DO PARÁ  Belém, DE 5 DE ABRIL DE 2010 afirmava que a vale teria batido o recorde de lucros líquido fechando o ano com DE 2010 NO VALOR DE 30 (TRINTA) BILHÕES DE REAIS. E COM 24 (VINTE E QUATRO)
BILHÕES NO ORÇAMENTO PARA INVESTIR ESTE ANO.
Insignificantes sim: Comparando com o impacto social que causara em Ourilândia, inchando a cidade de repente de um ano para o outro, obrigando a prefeitura a fazer investimentos com poucos recursos diante da demanda na educação, saúde, abastecimento de água,construindo redes de energia e água com recurso próprio, abrindo novos bairros e ruas  não conseguindo manter as mesmas em boas condições de tráfego, devido ao transito intenso de caminhões pesados, que até  o asfalto novo já está esburacando,as carretas que levam brita e areias para a vale estão em media com mais de (cem toneladas peso bruto)
Insignificante sim:  Comparando com destruição de matas, nascentes de rios,plantios de cacau,produzindo, a diminuição da produção de gado que era grande, e produção de leite em torno de (30 mil litros de leite por dia) e a poluição que ainda vai acontecer,só nas  terras que a vale já comprou. Aos cidadãos e cidadãs de Ourilândia, a câmara de vereadores e prefeito, precisamos exigir da vale,  mais investimentos na saúde, educação,distribuição de água e energia, na segurança publica é “urgente”.
      Todas as mazelas provocadas pela vale ela tem que assumir as responsabilidades, o Sr. Paulo Cesar da vale disse:”a vale quer o progresso da região e o respeito a vida”
o povo de Ourilândia quer acreditar que é verdade.
        ourilãndia precisa de um vale da vale; um adiantamento, para ser descontados quando começar a produzir o Aço Níquel.
       Tenho assistido a varias seções da câmara de vereadores de ourilândia e tenho visto os vereadores e a vereadora,  sempre afirmando que a vale não cumpre as suas promessas a anos. A  mais de três anos venho usando a tribuna da câmara, dando sugestões e acho que o único jeito da vale  cumprir as suas promessas e tomando uma atitude mais drástica.
De conversa e promessas já chega,Basta.
         É só mobilizar a câmara de vereadores junto com a população, e amanhecer o dia no portão de entrada do projeto, paralisando todos os serviços.  A população e a câmara vai exigir á vinda do presidente da  vale para ouvir as reivindicações e cumprir as promessas não cumpridas.
O aço níquel e um aço nobre e caro. Que vai da fabricação de moedas até as naves espaciais, e temos em grande quantidade para os proximos  40 anos.
Queremos um “vale” da vale.
Matéria lida na tribuna da câmara de vereadores em 23/03/2010. Mais os comentários sobre um protesto no jornal O Níquel.
 OURILÃNDIA DO NORTE.
    UMA CIDADE PARA TODOS.                   JOÃO E.  LEITE .  JESUS TE AMA !!!
  
   

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A V a l e DESEQUELIBROU 0 MUNDO. PUBLICADA NO JORNAL O NIQUEL

      A VALE DESEQUILIBROU O MUNDO.                             
                  JOÃO E. LEITE.

   TRIBUNA DA CAMARA DE VEREADORES DE
  OURILÃNDIA DO NORTE .
 ESTADO DO PARÁ

 O MAIOR PROJETO DE MINERAÇAO  
DE AÇO NÍQUEL DO MUNDO.
 DA Vale
                            
        A história do mineiro de 84 anos, motorista de carreta que descobriu ; porque o mundo anda desequilibrado. Sempre ouvia falar lá em minas, que em São Luiz do maranhão chega um comboio de 250 vagões carregados com 80 toneladas de ferro  cada vagão, O velho motorista, nunca quis acreditar .chegando em São Luiz procurou logo saber se era verdade; foi ao porto de itaqui conferir.
       Sem acreditar começou a contar os vagões, mas desistiu porque eram  muitos , ai perguntou, quantas toneladas era cada comboio ? já achou um absurdo, quantas toneladas por mês ?e por ano,chegando a bilhões . ai perguntou e para onde vai todo esse minério? Quando disseram que a maior parte vai para o JAPÃO E A CHINA e que era carregado no maior NAVIO DO MUNDO do JAPÃO. AI SE ESPANTOU E DISSE:
          “UAI SÓ, ENTÃO TEM RAZÃO DO MUNDO ESTÁ DESEQUILIBRADO; O POVO DIZ QUE O MUNDO É REDONDO E QUE RODA, EU NÃO SEI, E DIZ QUE O JAPÃO ESTÁ DO OUTRO LADO DO MUNDO, QUANDO AQUI É MEIO DIA, LÁ É MEIA  NOITE.
Pega um tanto de ferro desses e leva para o outro do mundo.Tem razão do mundo está todo atrapalhado, desequilibrado UAI Sô” !!!           
       Se é verdade que o mundo está desequilibrado por conta de tanto ferro, aço, alumínio, cobre,chumbo e tantos outros minérios que A VALE LEVOU PARA OUTRO LADO DO MUNDO, só DEUS SABE. Agora o que é verdade é que a VALE leva milhões e Bilhões  de toneladas das nossas RIQUEZAS, EXPORTADAS TODOS OS ANOS, e deixa muito pouco em troca. E gera mais EMPREGOS,E DISTRIBUI RENDA EM OUTROS PAÍSES DO QUE NO BRASIL.
             O saudoso LEONEL BRIZOLA dizia que o BRASIL continuava sendo um país COLONIAL,  que era colônia de PORTUGAL  passou a ser colônia dos  ESTADOS UNIDOS, JAPÃO, INGLATERA, ALEMANHA e outros países. É A mais PURA VERDADE. Já no descobrimento do BRASIL, quando o rei de Portugal D. Manoel interessado em explorar as nossas riquezas, mandou expedições comandadas por Américo Vespúcio e Gaspar Lemos, que juntos percorreram quaze todo o litoral do BRASIL pesquisando  tudo que poderiam levar para Portugal.               

CACIQUE  KAIPÓ MONDJÔ,
 JOÃO E. LEITE,
MEIKANGÔ.
        A principio começaram levando o PAU BRASIL, pois do seu miolo era extraído um corante vermelho para tingir tecidos, mais a madeira de primeiríssima qualidade.           Toda a madeira levada mais a mão de obra escravizando NEGROS E INDIOS, era trocada por:  espelhos, pente, colares, facas, utensilios , ou seja por: “porcarias e bujingangas”. Ai vieram os Espanhóis, Holandeses, Franceses, Os corsários PIRATAS.      A ganância dos  Europeus  era tanta que, 30 anos depois de iniciar a exploração acabava nossa primeira riqueza, em benefício dos comerciantes e do rei de Portugal. Para os INDIOS só restaram a perda de suas terras, trabalhos forsados , doenças e mortes.   Eles não entendiam porque os europeus vinham de tão longe e não tiveram respeito em relação as matas do BRASIL.
 A exploração do OURO no século 17 trouxe muitas  riquezas, mas não gerou desenvolvimento para o BRASIL, a maior parte do OURO  foi para a INGLATERA.    
       DEPOIS DE MAIS DE 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL,continuamos  ver as nossas RIQUEZAS indo embora, como foi as toneladas de OURO, de vários garimpos da região, e os milhares de metros cúbicos de MOGNO e outra madeiras nobre exportadas para todo o mundo, até o PARLAMENTO DA INGLATERA E O CASTELO DA RAINHA DE WINDSOR foram todos reformados e remodelados  com o MOGNO do município de São Felix do Xingu ( extraído de área indígena) conforme denúncia do GREEM PIECE (organização internacional que defende a natureza).                             
    Aqui em OURILÃNDIA  não está sendo diferente, ESTAMOS VENDO QUE AS NOSSAS RIQUEZAS ESTÃO INDO EMBORA, assim como foram as nossas riquezas. Desde a época do Descobrimento do BRASIL até os dias de hoje o PAÍS é explorado , arrancadas as suas RIQUEZAS naturais são levadas em troca de quase nada.
           O município de São Felix do Xingu, era o maior município do mundo(Do tamanho igual a 5 cinco países da EUROPA) antes de emancipar Tucumã e Ourilãndia . De Ourilãndia  foram emancipados os municípios de BANACH e CUMARÚ DO NORTE . Dos   ( cinco)  municípios  em que se transformou  o GRANDE  XINGU.
         Nas décadas de 70, 80, 90,, foram extraídos milhares de metros cúbicos de uma grande variedade de madeiras exportadas para todo o mundo, nas mesmas décadas ,foram extraídos toneladas de OURO dos grandes garimpos da região.
As riquezas levadas não geraram impostos e renda, um desenvolvimento compatível com toda a riqueza levada. E se não mudarem o sistema de cobrança de impostos  das extrações de minério , continuaremos na mesma situação da época do descobrimento do Brasil.
          A  NOSSA  ESPERANÇA  É QUE COM A CRIAÇÃO DO ESTADO DO  CARAJÁS,  ESTÁ HISTORIA  POSSA SER  MUDADA , fazendo e inplantando  LEIS  QUE VENHAM  ATENDER  OS  INTERRESES  DO  NOVO  ESTADO.    
     E  trabalhar um projeto, para construção de uma grande fabrica de produtos da matéria  prima  o AÇO NIQUEL.   Convidando empresários   JAPONESES  E CHINESES, MONTAREM UMA  GRANDE FABRICA EM OURILÃNDIA.  E trazer um pouco dos BRASILEIROS que moram  no JAPÃO , São mais de 270.000 mil, mais da metade  estão desesperados para vir embora. E tem muita mão de obra especializadas. Como o meu irmão  ELIAS com sua família , seus filhos e netos, que moram lá à mais de 25 anos.

CONTROLE SOCIAL DO GASTO DO DINHEIRO PUBLICO.

                                             
JOÃO E. LEITE. NA TRIBUNA DA CAMARA.
 SECÇÃO DO DIA 18 DE MARÇO DE 2011.
                                      

CONTROLE  SOCIAL DO GASTO DO DINHEIRO PUBLICO. Janeiro de 2011

Você sabia? Que com o dinheiro público “Do Povo”, que será gasto para pagar a dupla Zezé di Camargo e Luciano, o cantor Leonardo. 

1.       Construir mais de 50 casas populares, ou reformar mais de 40 casas, do Projeto de Reformas.

2.       Montar a rede elétrica com iluminação pública no bairro da Casa de Farinha e mais da metade do bairro independência, que estão todos na gambiarra com energia fraca, e as ruas na total escuridão, com muitos atoleiros.

3.       Construir duas creches uma no setor Joel Hermógenes e outra no setor independência.

4.       Distribuir 2500 (duas mil e quinhentos) cestas básicas, são muitas famílias passando fome.

5.       Cascalhar todas as ruas, fazer uma limpeza geral na cidade, combatendo os focos do mosquito da dengue, que corre risco de surto da doença.

6.       Bloquetar a rua do ex: Prefeito Geronimo Cabral,do Clube dos 50 , da escola Pedro Domingos Cabral, da Escola Madre Tereza Obs: Todas elas tinha o seu asfalto. E “ O Trabalho precisa voltar”

7.       Promover todo ano um festival da música Gospel da PA – 279, dando oportunidade aos talentos evangélicos da região; aos cantores, compositores, pregadores da Palavra de Deus. Em quatro dias de Festa com Jesus Cristo, que poderá tirar muitos jovens do mundo das Bebidas, Drogas e da Criminalidade.

8.       Comprar quatro tratores de pneus, quatro  grades aradora, quatro  plantadeiras, quatro  carretas. Para entregar para associações de produtores rurais, aumentando a produção de alimentos.

9.       Iniciar a construção de uma universidade, proposta pela Associação Comercial, para que Ourilândia se torne um grande centro de Educação da PA 279 e para cidades que serão emancipadas de São Félix do Xingu.

10.    Melhorar o salário dos professores, que existe uma diferença muito grande, entre o salário máximo e o mínimo, pago aos funcionários públicos.

11.    Em uma cidade como Ourilândia que existe muitas outras prioridades; urgentes. É muito dinheiro público que foi ser gasto, apenas para agradar 20% da população em duas horas de show. Acreditamos que, de Ourilândia em um show como este, não comparece 10%, a maioria vem de outras cidades. E a grande maioria da população de Ourilândia são evangélicos e não comparece, para assistir estes shows, nem de graça.

O Prefeito está confundindo “Catraca de Canhão”, com “Conhaque de Alcatrão”.  

Não se pode fazer na festa da cidade, shows como os que são feitos em parque de exposição agro – pecuária da região.

Existe uma diferença muito grande; onde o dinheiro pago aos .shows são de produtores de eventos, portanto, é particular e é cobrado para quem quiser assistir, o preço da entrada varia conforme a fama dos cantores e o preço do show.

“Aqui o dinheiro é público, do Povo”, e fazer festa com dinheiro público (mais de hum milhão de reais), principalmente com este exagero; é falta de compromisso sério com as necessidades e prioridades mais urgentes, com tantas ações mais importantes para fazer.                              “Não são criticas, e sim sugestões, à administração pública.  Ainda está em tempo de rever este gasto do dinheiro      público. Não somos contra a festa, mas, com 30% deste valor; pode – se fazer uma boa festa.

Então, se o dinheiro público é real do povo. Precisamos de ouvir o povo, a sua opinião, a sua vontade, de que forma e em que obras, querem ver o seu dinheiro aplicado.Se tivessem consultado o povo, com certeza teriam mudado o destino do dinheiro público. Mas nem a câmara de vereadores foi consultada, pedindo a sua autorização para gastar mais de hum milhão de reais, nas festas. A primeira seção ordinária da câmara de vereadores, deste ano foi dia 18 de Fevereiro e o prefeito fechou o contrato com os cantores, Zezé di Camargo e Luciano e Leonardo em janeiro.

Onde estão os secretários, e assessores da administração municipal,  VEREADORES que não aconselham e orientam o prefeito em função de outras prioridades inadiáveis?

O próprio prefeito, sabendo como sofre a população com a precariedade, nos bairros onde não tem rede de energia e iluminação pública. Que para assistir televisão tem que desligar a geladeira, as ruas totalmente na escuridão e com muitos atoleiros. Como os bairros independência, casa de farinha, liberdade de morar, estão todos na gambiarra,

      pergunte: aos moradores desses bairros se querem ver suas ruas cascalhadas, com rede de energia e iluminação pública, ou ver duas horas de show na festa da cidade?  

      Pergunte: aos moradores das ruas do Clube dos 50, da Escola Pedro Domingos Cabral, da Escola Madre Tereza, dos setores aeroporto, paulista e bela vista, se querem ver a sua rua bloquetada; livre da poeira no verão e dos atoleiros no inverno, ou assistir duas horas de show na festa da cidade,

      pergunte: ao presidente e aos associados produtores rurais se querem um trator de pneus, uma grade aradora, uma plantadeira e uma carreta agrícola, para aumentar a produção de alimentos para suas criações e para o próprio consumo e ainda vender, ou querem assistir, duas horas de show na festa (Obs: meio milhão da para comprar duas patrulhas agrícolas).

Pergunte: aos moradores dos setores Márcia Veloso e Joel Hermógenes, se querem uma boa creche, ou assistir duas horas de show na festa.- A cidade inteira está precisando, do cascalhamento das ruas, uma limpeza geral (mutirão) combatendo os focos do mosquito da dengue, que corremos riscos de um surto da doença.

 “Estou cansado de aprovar projetos que beneficia os ricos, ou os que não precisam. Agora no meu mandato na presidência da Câmara, isso vai mudar”. Palavras do vereador presidente da Câmara: Sr. José Barreira.                provérbios : 31.8 Abre a tua boca a favor do mudo, pelo 

o direito de todos que se acham em desolação.  


 JOÃO E. LEITE.    JESUS TE AMA!!!
                                                                                        Sessão Ordinaria 18-02-2011