sábado, 19 de outubro de 2013

A VALE DESEQUILIBROU O MUNDO.

A história do velho mineiro matuto do interior , que descobriu porque o mundo anda desequilibrado.


Sempre ouvia falar lá em minas, que em São Luiz do maranhão chega um comboio de 330 vagões carregados com 140 toneladas de minério  cada vagão, O velho matuto, nunca quis acreditar .chegando em São Luiz procurou logo saber se era verdade; foi ao porto de Itaqui conferir;  Sem acreditar começou a contar os vagões, mas desistiu porque eram  muitos , ai perguntou, quantas toneladas  leva cada comboio  por mês ?  achou um absurdo, e chegando a bilhões  de toneladas por ano . ai perguntou e para onde vai todo esse minério? Quando disseram que a maior parte vai para o JAPÃO E A CHINA, e que era levado pelo maior NAVIO DO MUNDO; do JAPÃO. AI o mineiro SE ESPANTOU E DISSE:

         “UAI SÔ, INTÃO TEM RAZÃO DO MUNDO TÁ  TODO DISQUILIBRADO UAI; OS POVO DIZ QUE O MUNDO É REDONDO,  E QUE RODA, EU NUM SEI, E DIZ CUJAPÃO TÁ DO OUTRO LADO DO MUNDO, QUICUANDO AQUI É MEIDIA, LÁ É MEANOITE. Pega tudo qué tipo de minero dessis e leva pro outro lado do mundo, Uai  tem razão do mundo tá todo atrapaiado, disquilibrado UAI Sô “  O JAPÃO A POCOTEMPO SÔ, QUAISKÉ SUMIU; O WILIOBONE DO JORNALI NACIONALI dicê:  que O MUNDO JÁ  ATÉ SAIU DO EIXO, UAI ! CÉ NUM VIU FALA SÔ.PARECE KUJAPÃO TAVA FUNDANDO DE TANTOPESO, UAI!!!

           
       Se é verdade que o mundo está desequilibrado por conta de tanto ferro, aço, ouro, aço niquél , alumínio, cobre, chumbo e tantos outros minérios que A VALE LEVOU PARA OUTRO LADO DO MUNDO, só DEUS SABE.  
   

O MAIOR TREM DO MUNDO TRAFEGA NA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS. POSSUI 330 VAGÕES PARA 140 TONELADAS CADA, COM 3 KILOMETROS E TREZENTOS METROS DE EXTENÇÃO
Agora o que é verdade é que a VALE leva milhões e Bilhões de toneladas das nossas RIQUEZAS, EXPORTADAS TODOS OS ANOS, e deixa muito pouco em troca. E gera mais EMPREGOS,E DISTRIBUI RENDA EM OUTROS PAÍSES DO QUE NO BRASIL. O saudoso LEONEL BRIZOLA dizia que o BRASIL continuava sendo um país COLONIAL, que era colônia de PORTUGAL passou a ser colônia dos ESTADOS UNIDOS, JAPÃO, INGLATERA, ALEMANHA e outros países. É A mais PURA VERDADE. Já no descobrimento do BRASIL, quando o rei de Portugal D. Manoel interessado em explorar as nossas riquezas, mandou expedições comandadas por Américo Vespúcio e Gaspar Lemos, que juntos percorreram quaze todo o litoral do BRASIL pesquisando tudo que poderiam levar para Portugal.   A principio começaram levando o PAU BRASIL, pois do seu miolo era extraído um corante vermelho para tingir tecidos, mais a madeira de primeiríssima qualidade. Toda a madeira levada mais a mão de obra escravizando NEGROS E INDIOS, era trocada por: espelhos, pente, colares, facas, utensilios , ou seja por: “porcarias e bujingangas”. Ai vieram os Espanhóis, Holandeses, Franceses, Os corsários PIRATAS. A ganância dos Europeus era tanta que, 30 anos depois de iniciar a exploração acabava nossa primeira riqueza, em benefício dos comerciantes e do rei de Portugal. Para os INDIOS só restaram a perda de suas terras, trabalhos forsados , doenças e mortes. Eles não entendiam porque os europeus vinham de tão longe e não tiveram respeito em relação as matas do BRASIL. 
 CACIQUE KAIPÓ MONDJÔ, JOÃO E. LEITE, MEIKANGÔ.  

A exploração do OURO no século 17 trouxe muitas riquezas, mas não gerou desenvolvimento para o BRASIL, a maior parte do OURO foi para a INGLATERA. DEPOIS DE MAIS DE 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL ,continuamos ver as nossas RIQUEZAS indo embora, como foi as toneladas de OURO, de vários garimpos da região, e os milhares de metros cúbicos de MOGNO e outra madeiras nobre exportadas para todo o mundo, O PARLAMENTO DA INGLATERA , E O CASTELO DA RAINHA DE WINDSOR foram todos reformados e remodelados com o MOGNO do município de São Felix do Xingu ( extraído de área indígena) conforme denúncia do GREEM PIECE (organização internacional que defende a natureza). Aqui em OURILÃNDIA não está sendo diferente, ESTAMOS VENDO QUE AS NOSSAS RIQUEZAS ESTÃO INDO EMBORA, assim como foram as nossas riquezas. Desde a época do Descobrimento do BRASIL até os dias de hoje o PAÍS é explorado , arrancadas as suas RIQUEZAS naturais são levadas em troca de quase nada. O município de São Felix do Xingu, era o maior município do mundo(Do tamanho igual a 5 cinco países da EUROPA) antes de emancipar Tucumã e Ourilãndia . De Ourilãndia foram emancipados os municípios de BANACH e CUMARÚ DO NORTE . Dos ( cinco) municípios em que se transformou o GRANDE XINGU. Nas décadas de 70, 80, 90,, foram extraídos milhares de metros cúbicos de uma grande variedade de madeiras exportadas para todo o mundo, nas mesmas décadas ,foram extraídos toneladas de OURO dos grandes garimpos da região. As riquezas levadas não geraram impostos e renda, um desenvolvimento compatível com toda a riqueza levada. E se não mudarem o sistema de cobrança de impostos das extrações de minério, continuaremos na mesma situação da época do descobrimento do Brasil. 
A NOSSA ESPERANÇA É QUE: COM A CRIAÇÃO DO ESTADO DO CARAJÁS, ESTÁ HISTORIA POSSA SER MUDADA , fazendo e implantando LEIS QUE VENHAM ATENDER OS INTERRESES DO NOVO ESTADO. O AÇO NIQUEL, O NOSSO MINÉRIO, PRECISA DEIXAR UMA GRANDE HERANÇA, PRINCIPALMENTE, PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO.

2 comentários:

  1. Muito boa a história, ocorre que infelizmente o estado de Carajás não se consolidou e ainda continuamos na ignorância acerca dos lucros e dos prejuízos que a vale está trazendo aqui para nossa região. Creio eu que a maioria dos problemas econômicos ocorro em fatores educacionais ou ausência de transparência no uso de royaties para o municipio, na verdade temos todo um sistema para saber mais dos gastos do nosso municipio mas não temos controle de entrada ou saída desses recursos mandados pela VALE que já está anos aqui e o progresso ao meu ver ainda é pequeno se compararmos com as riquezas retiradas e com os lucros ganhos encima, porque como você mesmo citou são extraídos vagões de toneladas de minério e isso não será diferente aqui porque nossa região é muito rica do mesmo, temos de ser exigente para que no futuro não fiquemos sem recursos e sem riquezas naturais e até pior seremos apagados do mapa e o nome de nossa cidade será esquecido no tempo que em outrora foste iluminada por recursos naturais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito inteligente o seu comentário, o AÇO NÍQUEL está riqueza natural precisa deixar uma grande herança, principalmente para SAÚDE E EDUCAÇÃO.
      VALEU BRUNO,

      Excluir